O objectivo da inclusão financeira – garantir que todos os indivíduos têm acesso a serviços financeiros de qualidade, por um valor que conseguem pagar – tem vindo a tornar-se uma prioridade, cada vez mais estratégica, em todo o mundo. A Inclusão Financeira beneficia, sobretudo, as populações mais desfavorecidas, cuja esmagadora maioria não tem acesso aos serviços financeiros disponibilizados pelos bancos, seguradoras, ou instituições de micro finanças.

Um dos desafios que se coloca ao sector bancário, actualmente, é o de contribuir para o aumento dos níveis de Literacia Financeira da sociedade angolana, para promover uma maior inclusão social. O Banco Económico considera que as instituições financeiras detêm um papel fulcral na promoção da Literacia Financeira, uma vez que são um ponto de contacto natural entre os angolanos e o seu dinheiro, e estão junto dos cidadãos em grande parte das suas decisões financeiras. Têm, por isso, não só o dever de informar, mas a obrigação de formar os cidadãos, para que tenham um melhor entendimento das suas finanças pessoais, dos produtos e serviços oferecidos pelos bancos.

Assim, o Banco Económico integra a Literacia Financeira na sua estratégia de responsabilidade social e está a desenvolver um amplo plano de actuação, que visa contribuir para a formação de uma nova geração de angolanos, com maior nível de conhecimentos financeiros, cada vez mais informada e com maior poder de análise e decisão nos processos de gestão do seu dinheiro.

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