Uma equipa dedicada para responder às suas dúvidas e necessidades

EconomicoNet CORPORATE é um serviço de internet banking desenhado para responder às necessidades das empresas e institucionais.

O serviço tem uma forte componente transaccional, que permite todo tipo de pagamentos nacionais, internacionais e a obtenção de informação para gestão eficaz da liquidez da empresa e dos processos de reconciliação.

O serviço foi desenvolvido com tecnologia que permite a sua disponibilização através de diferentes dispositivo (ex:desktop, laptops,tablets smartphones), e pode ser acedido a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Tenha sempre consigo um balcão do Banco Económico 

No EconomicoNet CORPORATE pode aceder a um conjunto alargado de funcionalidades:

Consultas

Património 

  • Consultas de património 
  • Resumo de saldos

 

Contas 

  • Saldo de conta 
  • Movimento de conta 
  • Consulta NBA / IBAN 
Operações Nacionais

Transferências 

  • Transferências pontual
  • Transferência por lote 
  • Transferências por ficheiro
  • Consulta de ficheiros de resposta 

 

Ordens Permanentes

  • Ordem permanente 
  • Consulta de ordens permanentes 

 

Agendamentos 

  • Consulta de operações agendadas
  • Consulta de ordens permanentes 

 

Cheques

  • Consulta de cheques 
  • Consulta de cadernetas
  • Requisição de cadernetas 

 

Pagamentos

  • Pagamento de impostos 
  • Pagamento de serviços
  • Pagamento de serviços especiais
  • Recargas

 

Autorizações Debito 

  • Consultar autorizações 

 

Credor de Autorizações de Débito 

  • Consultar autorizações 
  • Consultas comissões  
Operações Internacionais

Transferências 

  • Transferência pontual
  • Transferência por lote 
  • Transferência por ficheiro
  • Consulta de ficheiros de resposta 

 

Moeda 

  • Venda de moeda estrangeira 
Poupança

Depósitos a prazo

  • Consulta DP
  • Reforço DP
  • Subscrição DP
Crédito

Empréstimos

  • Consulta de empréstimos  

 

Informação
  • Limites 
  • Consulta de histórico de operações 

 

Configuração
  • Configuração de contas 
  • Gestão de beneficiários 

 

Segurança 

  • Alteração de password 
  • Cancelamento de cartão matriz 
  • Cancelamento de sms token

Contrato de adesão

Para aderir ao EconomicoNet necessita de preencher o Contracto de Adesão (descarregar aqui).

No Contracto de Adesão a empresa identifica o(s) utilizador(es) que podem aceder às contas, bem como o(s) representante(s) legal(ais) com poderes de movimentação das contas. No Contracto de Adesão a Empresa define diferentes perfis de acesso às contas para diferentes utilizadores.

Após o preenchimento do Contracto de Adesão EconomicoNet ser-lhe-á disponibilizado a Guia de Entrega de PIN e Cartão de Adesão (envelope Pin-mailer que contém o PIN e o Cartão Matriz que tem o Número de Adesão e os dados da Matriz) que lhe garantem o acesso ao Portal.

A guia de entrega deverá ser assinada por cada utilizador e enviada ao Gestor. Após recepção do protocolo o Gestor efectuará a activação ao serviço.

Feita a activação poderá aceder ao EconomicoNet através do site www.bancoeconomico.ao e introduzir o seu nº de Adesão que consta no Cartão Matriz e inserir a chave de segurança que consta no envelope de Pin-mailer. 

Dados da Matriz- são dados de segurança adicional que permitem ao Autorizador efectuar transacções. Para assinar estas operações serão solicitadas 3 coordenadas aleatórias do Cartão Matriz.

 

Perfis de acesso

Como Funciona?

A realização e autorização das operações respeita as condições de movimentação contratadas pela empresa com o Banco Económico. Os utilizadores do EconomicoNet terão apenas as permissões de movimentação das contas que lhes foram atribuídas para movimentação. Existem três tipos de utilizadores:

Autorizador

Tem acesso a todas as funcionalidades disponíveis no serviço. Apenas os utilizadores com este perfil podem autorizar/assinar as operações junto do Banco;

Operadores

Utilizadores com acesso para preparar as operações para pagamentos, ficando pendentes de autorização. Este perfil pode ou não ter acesso às consultas;

Supervisor

Administra o serviço e faz a gestão dos utilizadores com o perfil de Operadores;

O sistema de identificação e autenticação para acesso e utilização do EconomicoNet foi construído de forma a respeitar na íntegra e com transparência as regras de funcionamento das pessoas colectivas.

 

Pague os seus impostos online

Pague os seus impostos no EconomicoNet com a máxima rapidez, de uma forma simples, cómoda e segura.

O Banco Económico, em cooperação com o Ministério das Finanças (MINFIN), disponibiliza o serviço de pagamento de impostos através da plataforma de Internet Banking EconomicoNet.

Está a um “clique” de pagar electronicamente o Documento de Liquidação de Imposto (DLI), ficando com o registo destas operações, o que permite de uma forma fácil documentar e reconciliar o pagamento dos seus impostos.

 

Vantagens para a sua empresa

Possibilidade de o contribuinte numa única DLI, pagar a quantidade de impostos seleccionáveis através do Portal do MINFIN.

Cumprimento das suas obrigações sociais a partir do escritório, de casa ou de outro lugar a qualquer hora.

Acesso rápido e seguro ao Portal de contribuinte do MINFIN e ao EconomicoNet.

 

Processo de funcionamento:

  • Registe-se no Portal do MINFIN
  • Faça o pedido de emissão da DLI no Portal do MINFIN
  • Indique os impostos a pagar e imprima a sua DLI (veja a lista de impostos disponíveis aqui)
  • Aceda ao EconomicoNet no menu “Operações Nacionais", opção “Pagamentos de Impostos” e efectue o pagamento da DLI
  • Aceda ao Portal do MINFIN e imprima o DAR
Como aderir ao portal do contribuinte do MINFIN?
  1. Se ainda não estiver registado no portal do MINFIN, deverá enviar um e-mail para portaldocontribuinte@minfin.gv.ao a solicitar o registo como cliente particular no Sistema do Portal de Contribuinte e indicar que empresas quer ver associadas ao seu acesso. 
  2. Ao receber a sua senha e nome de utilizador, efectue o login através do link: https://www6.minfin.gv.ao. (Manual do Utilizador).

 

Segurança

O EconomicoNet tem certificado digital que lhe garante segurança na transmissão da informação. Sempre que aceder verifique que o endereço se inicia por https://netcorporate.bancoeconomico.ao/corporate/ e visualiza o cadeado de segurança na barra de endereço.

Assinatura com matriz e SMS Token

Para efectuar operações o Banco Económico exige uma autenticação segura para confirmar as transacções que envolvem alteração de património. Ao aprovar a transacção será solicitado 3 coordenadas aleatórias do cartão matriz. Em transacções acima de determinados montantes estipulados pelo banco, adicionalmente será enviado um SMS Token para o telemóvel do autorizado para autenticar a transacção. 

SMS Token

  • É um mecanismo segurança adicional de confirmação de operações
  • O SMS Token consiste num código enviado por SMS para o seu telemóvel e que é solicitado aquando da realização de algumas operações
  • Este mecanismo complementa os actuais processos de autenticação e confirmação de operações

PHISHING

  • O Phishing é um tipo de acção fraudulenta que recorre ao uso de e-mails falsos que aparentam ter origem no seu banco, mas que lhe são enviados por terceiros, com o objectivo de lhe roubar dados pessoais
  • Geralmente estes e-mails induzem o destinatário a utilizar uma hiperligação (link) para uma página web, onde é levado a introduzir ou confirmar a informação pessoal, como por exemplo, o código de acesso ao serviço de Internet Banking
  • Apesar destas páginas terem uma aparência legítima e serem semelhantes as páginas do seu banco, são páginas fraudulentas que visam apropriar-se de dados bancários de clientes
  • Para sua segurança nunca forneça via correio electrónico os seus dados de acesso ao serviço, ou dados do Cartão Matriz

O Banco Económico nunca solicita informação via e-mail.

FAQS

O que é o EconomicoNet?

É um serviço de internet banking para empresas e institucionais disponibilizado pelo Banco Económico aos seus clientes, que permite efectuar com segurança e autonomia um vasto número de operações e consultas das suas contas, sem que se tenha que deslocar ao banco.

Adesão/Acesso

Como aderir ao EconomicoNet?

Fale com o seu gestor ou (descarregar aqui​) o formulário do contracto de Adesão EconomicoNet.

Depois de preencher e entregar ao seu gestor, ser-lhe-á disponibilizado um Cartão de Adesão e um envelope contendo o Pin.

Qualquer dificuldade por favor não hesite em contactar-nos através da nossa linha de apoio EconomicoNet (+244) 222 693 636.

 

Para que serve o nº de Adesão e envelope pin?

Nº de Adesão - Número atribuído pelo Banco Económico que em conjunto com o pin autenticam o utilizador do EconomicoNet.

Pin - Este código de segurança é a componente de autenticação juntamente com o nº de adesão que permitirá ter acesso ao Portal. Será solicitado sempre que se autenticar no portal, sendo preenchido utilizando um "teclado virtual" que lhe será apresentado no ecrã.

O EconomicoNet é exclusivo para os Clientes do Banco Económico? 

Sim, o Serviço EconomicoNet é exclusivo para Clientes do Banco Económico. Para se ter acesso ao EconomicoNet basta abrir uma conta no Banco Económico e solicitar a adesão ao serviço.

 

Que documentos são necessários para aderir ao EconomicoNet?

Documentos Empresa:

  • Certidão da conservatória com poderes que obrigam Empresa
  • BI dos intervenientes representantes da empresa
    NIF da Empresa
     Alvará Comercial

Documentos Utilizadores:

  • BI;
  • NIF.

Como posso aceder ao EconomicoNet?

Para sua segurança aceda ao EconomicoNet sempre pelo site www.bancoeconomico.ao 

 

Posso aceder ao EconomicoNet em computadores diferentes?

Pode aceder a partir de qualquer equipamento, Computador, Tablets e ou Smartphone que tenha acesso a internet.

 

Após a adesão ao EconomicoNet, posso utilizar o Internet Banking no estrangeiro?

Sim, pode utilizar o EconomicoNet em qualquer local no mundo.

 

Para que serve o Cartão Matriz?

Serve para garantir a segurança das suas transacções na internet. Sempre que realizar uma operação que envolva alteração de património, como uma transferência, são solicitados apenas três dados do cartão matriz.

 

Quando utilizo os dados da Matriz?

Consoante o caso, o EconomicoNet lhe indicará os dados do cartão matriz que deve utilizar para confirmar a transacção.

 

Por que razão há operações que não pedem dados do cartão matriz?

Porque são operações que não implicam saída de fundos das contas que é titular ou são de valor muito baixo.

Autorização por SMS

O que é o SMS Token?

É uma mensagem de texto, recebida no telemóvel, com detalhes da transacção e com um código de segurança adicional, que permite confirmar operações.

Em caso de perda ou roubo do seu telemóvel, por favor comunique de imediato ao Banco Económico, para se proceder com o cancelamento do serviço e forneça um novo número ao gestor da sua conta.

 

Quais os cuidados a ter com o SMS Token?

Para garantir a eficácia do SMS Token, cada utilizador receberá um código diferente que é pessoal e intransmissível que servirá apenas para autenticar uma transacção no EconomicoNet. O Banco Económico  nunca solicita o código do SMS Token por telefone ou e-mail. Quando receber uma mensagem SMS do EconomicoNet  nunca faculte o código a terceiros.

 

Como proceder se receber um SMS Token de uma transacção não efectuada?

Contactar de imediato o Banco através da Linha de Apoio EconomicoNet, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número (+244) 222 693 636.

 

Segurança

As transacções efectuadas pela internet são realmente seguras?

Sim, o EconomicoNet incorpora tecnologia que tem como objectivo garantir a segurança das suas operações bancárias através da Internet.

Quais os principais riscos que existem?

  • Quebras de segurança por parte dos utilizadores de Internet Banking, no que toca a divulgação das passwordsa terceiros
  • Aceder aoEconomicoNet em computadores sem antivírus, ou com antivírus desactualizado, poderá ser alvo de ataques de malware (software que espia a informação digitada no seu computador)
  • Utilizar computadores públicos para aceder ao EconomicoNet, poderá pôr em causa às questões de segurança (software maliciosos)

 

Como proteger os dados pessoais, bancários e a palavra passe?

Nunca forneça os seus dados pessoais à terceiros, nomeadamente o número de adesão, a sua password ou informação represente no cartão matriz.

O Banco Económico nunca lhe solicitará esta informação por e-mail ou pelo telefone.

 

É normal receber e-mails ou telefonemas do Banco Económico, referentes a segurança do computador?

O Banco Económico nunca efectua telefonemas ou envia e-mails aos seus clientes, com perguntas sobre a segurança do seu equipamento informático. Se for contactado não responda e nem abra qualquer hiperligação (link) que lhe enviem por e-mail.

 

O que é o PHISHING?

Phishing é um tipo de acção fraudulenta, que recorre ao uso de e-mails falsos que aparentam ter origem no seu banco, mas que lhe são enviados por terceiros, com o objectivo de lhe roubar dados pessoais.

Geralmente estes e-mails induzem o destinatário a utilizar uma hiperligação (link) para uma página web, onde é levado a introduzir ou confirmar a informação pessoal, como por exemplo, o código de acesso ao serviço de Internet Banking.

Apesar destas páginas terem uma aparência legítima e serem semelhantes as páginas do seu banco, são páginas fraudulentas que visam apropriar-se de dados bancários de clientes.

Para sua segurança nunca forneça via correio electrónico os seus dados de acesso ao serviço ou dados do Cartão Matriz.

 

Qual a forma mais segura para utilizar o Internet Banking?

Utilize sempre um computador pessoal, com um antivírus confiável, reconhecido no mercado e actualizado. Nunca aceite solicitações de actualização, ou autenticação via e-mail.

  

Apoio

Existe alguma linha de suporte em caso de dúvidas ou problemas?

O Banco Económico disponibiliza uma linha de apoio 24h/7 denominada EconomicoNet (+244) 222 693 636, com gestores especializados para responder com eficácia as suas necessidades.

 

Existem operações não reconhecidas na minha conta. O que devo fazer?

Ligue imediatamente para a Linha de Apoio EconomicoNet (+244) 222 693 636.

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directo@bancoeconomico.ao

(+244) 222 693 600

(+244) 222 693 610 

(+244) 923 166 266 

 

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