Exposição “A Representação da Figura Humana na Arte em Angola” - 9 de Março a 4 de Abril de 2017
Artistas: António Ole, Hildebrando Melo, Délio Jesse, Ana Silva, Kapuka, Francisco Vidal, Mónica de Miranda, Januário Jano, Keyezua, Mangovo, Yonamine e José Silva Pinto
Curadores: Sónia Ribeiro e Danilo Fortunato – Curadores convidados: Jorge Gumbe e Benjamim Sabby
A Exposição “Representação da Figura Humana na Arte em Angola” evidencia como convivem e dialogam as várias representações da figura humana, onde se insere o retrato e o auto-retrato, desde as mais tradicionais até às resultantes das novas tecnologias.
O tema da figura humana e da sua representação é pertinente no âmbito das artes, quer por ser um tema de sempre - mas também actual - quer por ser transversal nas suas várias expressões, como a dança, o teatro, a música, as artes plásticas, a arquitectura, o cinema, entre outros tendo as suas formas variado muito de época para época, de acordo os contextos político e social.
Nos livros de história da arte observamos por ordem cronológica e formal, evidências relacionadas às transformações pelas quais o retrato também passou num determinado período de tempo. Podemos observar variações de carácter técnico, mas também alterações no que diz respeito à atitude dos artistas em relação aos seus motivos. Esse tipo de atitude é em decorrência a um posicionamento mais crítico por parte dos artistas para com os seus respectivos contextos e épocas. Pretende-se assim, abordar os principais aspectos do mundo social contemporâneo e favorecer o artista em relação à espontaneidade das suas expressões através de esculturas urbanas, pinturas, instalações e fotografia.
Esta exposição, que envolveu 91 obras, 60 artistas e uma secção lúdico-educativa, pode traduzir a importância crescente no desenvolvimento cultural e contribuir para o estudo dos artistas e da arte angolana nela representados, desde a década de 40 até aos dias de hoje, bem como cruzar os fundamentos da tradição, da modernidade e da contemporaneidade. Propõe-se a trazer debates nas questões de identidade, memória, história, estética e do desenvolvimento intelectual dos artistas às questões de ordem política e sócio-cultural.
Esta mostra continha ainda uma secção educativa composta por reproduções de estudos preparatórios de obras, história da banda desenhada e cartoons.