O EconomicoNet É SEGURO?
O EconomicoNet incorpora tecnologia que tem como objectivo garantir a segurança das suas operações bancárias através da Internet.
Os problemas que normalmente ocorrem devem-se a quebras de segurança por parte dos utilizadores do Internet Banking, nomeadamente quando:
- Divulgam a terceiros dados pessoais, nomeadamente a password, dados da matriz de coordenadas e outra informação pessoal;
- Utilizam computadores sem antivírus ou com antivírus desactualizado, que podem ser alvos de ataques de malware (software que espia a informação digitada no seu computador);
- Utilizam computadores públicos.
Ao aceder ao Internet Banking é aconselhável o uso de computadores pessoais, com antivírus actualizados, porque os computadores públicos podem não ter antivírus instalados ou actualizados e ter malware, que grave os seus dados pessoais.
Confidencialidade dos Acessos ao EconomicoNet
O EconomicoNet utiliza vários mecanismos de protecção. Para aceder ao serviço é necessário ter o número de adesão e uma password, que só o cliente tem. Adicionalmente, para fazer qualquer transacção é necessário ter uma matriz de coordenadas e o telemóvel pessoal. A conjugação destes 4 elementos permite obter um elevado grau de segurança.
Cartão Matriz
Serve para garantir a segurança das suas transacções na internet. Sempre que realizar uma operação que envolva alteração de património, como por exemplo, uma transferência, são solicitados três e apenas três dados do cartão matriz.
SMS Token
É uma mensagem de texto, recebida no telemóvel, com detalhes da transacção e com um código de segurança adicional, que permite confirmar operações. O SMS Token é recebido no telemóvel fornecido durante a adesão. Em caso de perda ou roubo do seu telemóvel, comunique de imediato o Banco Económico. Forneça o novo número ao gestor de conta.
O Banco Económico nunca solicita o código do SMS Token por telefone ou e-mail. Quando receber uma mensagem SMS do EconomicoNet, nunca faculte o código a terceiros.
PHISHING
- O Phishing é um tipo de acção fraudulenta que recorre ao uso de e-mails falsos que aparentam ter origem no seu banco, mas que lhe são enviados por terceiros, com o objectivo de lhe roubar dados pessoais;
- Geralmente estes e-mails induzem o destinatário a utilizar uma hiperligação (link) para uma página web, onde é levado a introduzir ou confirmar a informação pessoal, como por exemplo, o código de acesso ao serviço de Internet Banking;
- Apesar destas páginas terem uma aparência legítima e serem semelhantes as páginas do seu banco, são páginas fraudulentas que visam apropriar-se de dados bancários de clientes;
- Para sua segurança nunca forneça via correio electrónico os seus dados de acesso ao serviço, ou dados do Cartão Matriz;
- O Banco Económico nunca solicita informação via e-mail.
O que deve fazer se tiver suspeitas de fraude
Entre de imediato em contacto com a Linha de Apoio EconomicoDirecto, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número +244 222 693 610 / 923 166 266.