Cartão de Crédito

Resposta para as necessidades da sua empresa

O Banco Económico oferece aos seus clientes uma gama de cartões de crédito para clientes Corporate. Cartões de reconhecido valor em qualquer parte do mundo que oferecem uma linha de atendimento exclusiva 24h por dia durante todo o ano com serviços que os torna únicos​​.

Aderir e usar um cartão de crédito implica conhecer antecipadamente as regras e condições para utilização do cartão.

Aqui dizemos-lhe o que saber, antes de contratar com a sua instituição financeira um cartão, e o que deve fazer para ter sempre conhecimento das utilizações do seu cartão e efectuar a gestão dos seus pagamentos.

 

O que é um Cartão de Crédito?

Um cartão de crédito é um meio de pagamento que lhe permite alcançar vários dos seus objectivos, dando-lhe acesso a um limite de crédito pré-definido, para pagar as suas compras ou ter acesso a liquidez. A via para aceder a liquidez é através de levantamentos de montantes em numerário a crédito (cash advance) em qualquer caixa automática da rede Visa.

E porque segurança e controlo são importantes em qualquer situação, todos os movimentos efectuados com o seu cartão de crédito ficam registadas numa conta-cartão e mensalmente é enviado um extracto com todos os movimentos até à data, para seu conhecimento.

Sempre que optar por usar o seu cartão está a utilizar um crédito para reembolsar posteriormente (crédito revolving), o qual está sujeito ao pagamento de juros caso não seja totalmente reembolsado na data acordada. Ou seja, caso escolha associar ao seu cartão uma modalidade de reembolso parcial, paga juros sobre o montante que ficou em dívida.

Cada vez que reembolsa parte ou a totalidade do crédito utilizado, esse montante volta a estar disponível para novas utilizações.

Custos

Ter um cartão de crédito implica que haja um contrato entre si e uma instituição de crédito. É no contrato que devem estar descritas todas as regras de utilização e, muito importante, os custos associados.

Anuidade

Ter um cartão de crédito implica que o seu titular conheça e assuma alguns custos. A anuidade é um dos custos possíveis. Corresponde a um valor cobrado anualmente, conforme estipulado em contrato e de acordo com o respectivo preçário, apenas por ser detentor de um cartão de crédito.

Comissões

É importante saber que as comissões que surjam, só podem ser cobradas se estiverem previstas no contrato. Este pode remeter para o preçário, que deverá estar sempre disponível para o público e devidamente actualizado.

Algumas indicações úteis:

  • Normalmente as instituições cobram comissões sempre que utilize o seu cartão em levantamentos de montantes em numerário a crédito também chamado de cash advance
  • As utilizações de um cartão de crédito no estrangeiro têm muitas vezes comissões associadas na transacção e conversão da moeda

Consulte o preçário de Comissões e Despesas antes de usar o seu cartão de crédito. 

Juros

Se a totalidade do valor do crédito utilizado não for reembolsado na data acordada, i.e., na data limite para pagamento, o cliente terá que pagar juros sobre a parte do crédito não reembolsada.

Esses juros são calculados de acordo com o estipulado em contrato e tendo em consideração a taxa anual nominal que lhe está associada.

Pagamento

Existem diversas modalidades pelas quais pode optar no pagamento das prestações referentes ao saldo em dívida do seu cartão. Normalmente pode optar por pagar mensalmente uma percentagem até 100%.

Extracto

O extracto é um documento que lhe é disponibilizado periodicamente (mensalmente) com o registo de todos os movimentos que efectuou com o seu cartão de crédito, apresentando os detalhes da sua conta-cartão, em termos de transacções e respectivas comissões, locais onde foram efectuadas, data e dados de pagamento.​

Boas práticas e segurança

Onde posso utilizar o meu cartão Visa

Pode utilizar o seu cartão Visa em milhões de estabelecimentos comerciais em 1.9 milhões de ATMs em mais de 200 países. Todos os locais de aceitação de cartões Visa estão identificados com este logo: 

Quando receber o cartão o que devo fazer

  • Assinar o cartão de imediato no painel de assinatura
  • Memorizar o código secreto e nunca o escreva em nenhum lugar
  • Nunca dizer o seu código a ninguém

Como devo proteger o meu cartão

  • Proteja o seu cartão como se tratasse de dinheiro
  • Nunca deixe o seu cartão fora da sua posse ou da sua vista
  • Nunca deixe o seu cartão no porta-luvas do seu carro
  • Não deixe o seu cartão ser utilizado por ninguém, mesmo que família ou amigos
  • Leve sempre só o cartão que vai usar, deixando os outros em lugar seguro
  • ​Guarde sempre os recibos das suas compras e ou levantamentos
  • Se detectar no seu extracto alguma informação incorrecta, contacte de imediato o Banco Económico
  • Guarde uma lista com os números de cartões assim como, os números para onde deve ligar em caso de perda ou roubo

Quando utilizo o meu cartão que procedimentos devo ter para proteger o meu cartão

  • Verifique sempre o montante indicado no terminal, antes de autorizar a transacção através da sua assinatura ou digitação do código secreto
  • Garanta que o atendedor da loja lhe dá o cartão de volta e o recibo da compra
  • Quando digitar o seu código secreto, cubra este acto com a sua mão e verifique que ninguém está a olhar sobre o seu ombro
  • Nunca dê informação pessoal a não ser mostrar a sua identificação em caso de pedido pelo comerciante
  • Sempre que realizar um pagamento, nunca deve perder o seu cartão de vista e deve certificar-se de que o cartão é passado num único equipamento. Ao pagar, após confirmar o valor e digitar o código secreto, não permita que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida. Exija sempre um comprovativo da compra
  • Seja prudente nos pagamentos através da internet. Apesar de não ser uma garantia absoluta, verifique se a página contém o contacto do webmaster ou da sede. Regra geral, estes elementos significam que a página corresponde ao sítio oficial da empresa. Use o cartão apenas em sítios da Net de estabelecimentos comerciais credíveis ou quando a página tiver em certificação e utilizar sistemas de segurança (por exemplo, um cadeado no canto inferior direito do ecrã)


Nos levantamentos, se notar que a máquina apresenta algo de invulgar ou está vandalizada, não a utilize.

Em caso de perda ou roubo do seu cartão, deve contactar de imediato: 

Banco Económico: 

Em Angola –  (+244) 222 693 610 ou  (+244) 923 166 266*

No estrangeiro – (+244) 222 693 610*

 

Identifique-se perante o operador solicitando o cancelamento do seu cartão, e informe:

  • Nome
  • Nº do cartão
  • Local de perda ou roubo

O seu contacto para futura interacção.

* Serviço disponível 24x7.

 

Ou alternativamente:

Visa Internacional: 

 00 1 303 967 1090*

 

Identifique-se perante o operador solicitando o cancelamento do seu cartão, e informando:

  • Local da ocorrência
  • Nome constante no Cartão de Crédito
  • Instituição Emissora do Cartão (Banco Económico)

Corporate Gold  

CORPORATE GOLD é um cartão de crédito concebido para responder às necessidades financeiras da sua empresa, especialmente vocacionado para quadros de mérito da organização, nomeadamente Administradores e Directores Gerais. 

Mais do que um cartão, é um parceiro de negócios. Proporciona comodidade e exclusividade aos executivos da sua empresa.

 

Operações do cartão 

Tendo em conta que o seu Cartão CORPORATE GOLD é um Cartão de Crédito, as transacções que com ele efectuar são debitadas na respectiva conta a crédito. Assim, o seu cartão permite-lhe realizar as seguintes transacções a crédito, em Angola e no estrangeiro:

  • Pagamento de produtos e serviços, em estabelecimentos comerciais aderentes à rede VISA
  • Levantamento de dinheiro a crédito (cash-advance) em caixas automáticas e agências bancárias aderentes à rede VISA (na moeda do país onde utilizar o cartão)


 

Benefícios

Aceite em todo mundo
  • Compras em milhões de estabelecimentos comerciais aderentes à rede VISA
  • Levantamentos em 1.9 milhões de caixas automáticas em mais de 200 países
  • ​Consulta do Saldo do seu Cartão (países onde esta funcionalidade está disponível)
Limite de crédito por cartão

Definição de limite de crédito autónomo por cartão

Crédito gratuito

Crédito gratuito até 50 dias. Linha de Crédito “Revolving” que se reconstitui à medida dos pagamentos efectuados

Segurança
  • Pague com confiança - seu cartão com chip VISA vem com a segurança e protecção abrangentes que lhe permite com conveniência efectuar as suas transacções com o cartão
Consulta e conferência de movimentos

Envio ao utilizador de extracto mensal do Cartão de Crédito, reflectindo detalhadamente todas as operações efectuadas com o cartão durante o mês. Depois de conferido pelo utilizador, o extracto destina-se a ser remetido ao departamento competente da empresa, acompanhado dos talões comprovativos das despesas efectuadas.

Extracto e pagamento do cartão

Mensalmente terá acesso ao extracto da sua conta cartão que reflectirá todos os movimentos efectuados com os cartões agregados à conta, no período a que o extracto se refere, o montante total do saldo em dívida e a data limite de pagamento. Em cada extracto será indicado, entre outras informações:

  • Total de despesas efectuadas com o cartão e registadas pelo Banco Económico no período a que se refere o extracto
  • Valor, data e estabelecimento comercial da operação (com indicação da moeda e valor original das transacções)
  • Juros e outras despesas
Serviços do cartão

O serviço Cartão CORPORATE GOLD está disponível 24horas por dia/365 dias por ano.

À disposição do titular do Cartão CORPORATE GOLD existe um vasto mundo de serviços e privilégios de que poderá usufruir com toda a comodidade:

  • Serviço de Call Center VISA
  • Serviço de informação do cartão
  • Substituição de emergência de cartão
  • Desembolso de emergência de dinheiro

Corporate Silver

O Cartão CORPORATE SILVER está vocacionado para as empresas que pretendem responder com comodidade e segurança às suas necessidades financeiras. O Cartão CORPORATE SILVER torna a vida da sua empresa mais fácil, segura e simples. 

 

Operações do cartão 

Tendo em conta que o seu Cartão CORPORATE SILVER é um Cartão de Crédito, as transacções que com ele efectuar são debitadas na respectiva conta a crédito. Assim, o seu cartão permite-lhe realizar as seguintes transacções a crédito, em Angola e no Estrangeiro: 

​​​• Pagamento de produtos e serviços, em estabelecimentos comerciais aderentes à Rede VISA

​​• Levantamento de dinheiro a Crédito (cash-advance) em caixas automáticas e agências bancárias aderentes à Rede VISA (na moeda do país onde utilizar o Cartão) 

 

Benefícios

Aceite em todo mundo
  • Compras em milhões de estabelecimentos comerciais aderentes à rede VISA
  • Levantamentos em 1.9 milhões de caixas automáticas em mais de 200 países
  • Consulta do saldo do seu cartão (países onde esta funcionalidade está disponível)
Limite de crédito por cartão

Definição de limite de crédito autónomo por cartão.

Crédito gratuito

Crédito gratuito até 50 dias. Linha de Crédito “Revolving” que se reconstitui à medida dos pagamentos efectuados.

Segurança

​​​Pague com confiança - seu cartão com chip VISA vem com a segurança e protecção abrangentes que lhe permite com conveniência efectuar as suas transacções com o cartão

Consulta e conferência de movimentos

Envio ao utilizador de extracto mensal do Cartão de Crédito, reflectindo detalhadamente todas as operações efectuadas com o cartão durante o mês. Depois de conferido pelo utilizador, o extracto destina-se a ser remetido ao departamento competente da empresa, acompanhado dos talões comprovativos das despesas efectuadas.

Extracto e pagamento do cartão

Mensalmente, na data de fecho do extracto do cartão, terá acesso ao extracto da sua conta cartão que reflectirá todos os movimentos efectuados com os cartões agregados à conta, no período a que o extracto se refere, o montante total do saldo em dívida e a data limite de pagamento. 

Em cada extracto será indicado, entre outras informações: 

  • ​​​Total de despesas efectuadas com o cartão e registadas pelo Banco Económico no período a que se refere o extracto
  • Valor, data e local da despesa por operação (com indicação da moeda e valor original das transacções)
  • Juros e outras despesas
Serviços do cartão
  • Pagamentos em estabelecimentos comerciais aderentes à rede VISA em Angola e no estrangeiro
  • Levantamentos de dinheiro a crédito (cash-advance) em caixas automáticas e agências bancárias aderentes à rede VISA (na moeda do país onde utilizar o cartão) em Angola e no estrangeiro
  • Extracto para controlo de saldo e pagamentos do cartão
  • Serviço de Call Center VISA 24h por dia
  • Serviço de informação do cartão
  • Substituição de emergência de cartão
  • Desembolso de emergência de dinheiro
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