O EconomicoNet É SEGURO?

O EconomicoNet incorpora tecnologia que tem como objectivo garantir a segurança das suas operações bancárias através da Internet.

Os problemas que normalmente ocorrem devem-se a quebras de segurança por parte dos utilizadores do Internet Banking, nomeadamente quando:

  • Divulgam a terceiros dados pessoais, nomeadamente a password, dados da matriz de coordenadas e outra informação pessoal;
  • Utilizam computadores sem antivírus ou com antivírus desactualizado, que podem ser alvos de ataques de malware (software que espia a informação digitada no seu computador);
  • Utilizam computadores públicos.

Ao aceder ao Internet Banking é aconselhável o uso de computadores pessoais, com antivírus actualizados, porque os computadores públicos podem não ter antivírus instalados ou actualizados e ter malware, que grave os seus dados pessoais.

Confidencialidade dos Acessos ao EconomicoNet

O EconomicoNet utiliza vários mecanismos de protecção. Para aceder ao serviço é necessário ter o número de adesão e uma password, que só o cliente tem. Adicionalmente, para fazer qualquer transacção é necessário ter uma matriz de coordenadas e o telemóvel pessoal. A conjugação destes 4 elementos permite obter um elevado grau de segurança. 

Cartão Matriz

Serve para garantir a segurança das suas transacções na internet. Sempre que realizar uma operação que envolva alteração de património, como por exemplo, uma transferência, são solicitados três e apenas três dados do cartão matriz.

SMS Token

É uma mensagem de texto, recebida no telemóvel, com detalhes da transacção e com um código de segurança adicional, que permite confirmar operações. O SMS Token é recebido no telemóvel fornecido durante a adesão. Em caso de perda ou roubo do seu telemóvel, comunique de imediato o Banco Económico. Forneça o novo número ao gestor de conta.

O Banco Económico nunca solicita o código do SMS Token por telefone ou e-mail. Quando receber uma mensagem SMS do EconomicoNet, nunca faculte o código a terceiros.

 

PHISHING

  • O Phishing é um tipo de acção fraudulenta que recorre ao uso de e-mails falsos que aparentam ter origem no seu banco, mas que lhe são enviados por terceiros, com o objectivo de lhe roubar dados pessoais;
  • Geralmente estes e-mails induzem o destinatário a utilizar uma hiperligação (link) para uma página web, onde é levado a introduzir ou confirmar a informação pessoal, como por exemplo, o código de acesso ao serviço de Internet Banking;
  • Apesar destas páginas terem uma aparência legítima e serem semelhantes as páginas do seu banco, são páginas fraudulentas que visam apropriar-se de dados bancários de clientes;
  • Para sua segurança nunca forneça via correio electrónico os seus dados de acesso ao serviço, ou dados do Cartão Matriz;
  • O Banco Económico nunca solicita informação via e-mail.

O que deve fazer se tiver suspeitas de fraude

Entre de imediato em contacto com a Linha de Apoio EconomicoDirecto, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número +244 222 693 610 / 923 166 266.

Contactos

Rua 1º Congresso do MPLA nº 8,

Ingombota - Luanda

Atendimento: 2ª a 6ª das 08:00 às 18:00

directo@bancoeconomico.ao

(+244) 222 693 600

(+244) 222 693 610 

(+244) 923 166 266 

WhatsApp (+244) 923 166 200

 

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