Navegar para Cima
Iniciar sessão

Transparência

Enquadramento

Aderir e usar um cartão de crédito implica conhecer antecipadamente as regras e condições para utilização do cartão.

Aqui dizemos-lhe o que saber, antes de contratar com a sua instituição financeira um cartão, e o que deve fazer para ter sempre conhecimento das utilizações do seu cartão e efectuar a gestão os seus pagamentos.

 
O que é um Cartão de Crédito?

Um cartão de crédito é um meio de pagamento que lhe permite alcançar vários dos seus objectivos, dando-lhe acesso a um limite de crédito pré-definido, para pagar as suas compras ou ter acesso a liquidez. A via para aceder a liquidez é através de levantamentos de montantes em numerário a crédito (cash advance) em qualquer Caixa Automática da rede Visa.


E porque segurança e controlo são importantes em qualquer situação, todos os movimentos efectuados com o seu cartão de crédito ficam registadas numa conta-cartão e mensalmente é enviado um extracto com todos os movimentos até à data, para seu conhecimento.


Sempre que optar por usar o seu cartão está a utilizar um crédito para reembolsar posteriormente (crédito revolving), crédito esse que está sujeito ao pagamento de juros caso não seja totalmente reembolsado na data acordada. Ou seja, caso escolha associar ao seu cartão uma modalidade de reembolso parcial, paga juros sobre o montante que ficou em dívida.


Cada vez que reembolsa parte ou a totalidade do crédito utilizado, esse montante volta a estar disponível para novas utilizações.


 

Custos


Ter um cartão de crédito implica que haja um contrato entre si e uma instituição de crédito. É no contrato que devem estar descritas todas as regras de utilização e, muito importante, os custos associados.


 

Anuidade


Ter um cartão de crédito implica que o seu titular conheça e assuma alguns custos. A anuidade é um dos custos possíveis. Corresponde a um valor cobrado anualmente, conforme estipulado em contrato e de acordo com o respectivo preçário, apenas por ser detentor de um cartão de crédito.


 

Comissões

É importante saber que as comissões que surjam, só podem ser cobradas se estiverem previstas no contrato. Este pode remeter para o preçário, que deverá estar sempre disponível para o público e devidamente actualizado.

Algumas indicações úteis:

· Normalmente as instituições cobram comissões sempre que utilize o seu cartão em levantamentos de montantes em numerário a crédito também chamado de cash advance;

· As utilizações de um cartão de crédito no estrangeiro têm muitas vezes comissões associadas na transacção e conversão da moeda.

Consulte o preçário de Comissões e Despesas antes de usar o seu cartão de crédito. 

 

Juros

Se a totalidade do valor do crédito utilizado não for reembolsado na data acordada, i.e., na data limite para pagamento, o cliente terá que pagar juros sobre a parte do crédito não reembolsada.

Esses juros são calculados de acordo com o estipulado em contrato e tendo em consideração a taxa anual nominal que lhe está associada.


Pagamento


Existem diversas modalidades pelas quais pode optar no pagamento das prestações referentes ao saldo em dívida do seu cartão. Normalmente pode optar por pagar mensalmente uma percentagem até 100%.



Extracto


O extracto é um documento que lhe é disponibilizado periodicamente (mensalmente) com o registo de todos os movimentos que efectuou com o seu cartão de crédito, apresentando os detalhes da sua conta-cartão, em termos de transacções e respectivas comissões, locais onde foram efectuadas, data e dados de pagamento.​


 
CONTACTOS​
 

Banco

Horário de atendimento

  • de 2ª a 6ª das 08:00 - 18:00
  • (+244) 222 693 616
  • (+244) 222 693 600
  • (+244) 923 166 220

Onde Estamos

EconomicoDirecto

EconomicoNet 

Sugestão/Reclamação

Informações Úteis

 

​​​​​​​

 

​