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Segurança

 

O site do EconomicoNet CORPORATE tem certificado digital que lhe garante segurança na transmissão da informação. Sempre que aceder verifique que o endereço se inicia por https://netcorporate.bancoeconomico.ao e visualiza o cadeado de segurança na barra de endereço.


 

As transacções efectuadas pela internet são realmente seguras?

 

Sim, o EconomicoNet Corporate incorpora tecnologia que tem como objectivo garantir a segurança das suas operações bancárias através da Internet.


 

Quais os principais riscos que existem?

 

-  Os problemas que normalmente ocorrem devem-se a quebras de segurança por parte dos utilizadores do Internet Banking, nomeadamente quando: 

-  Divulgam a terceiros dados pessoais, nomeadamente a password, dados da matriz de coordenadas e outra informação pessoal; 

-  Utilizam computadores sem antivírus ou com antivírus desactualizado, que podem ser alvos de ataques de malware (software que espia a informação digitada no seu computador); 

-  Utilizam computadores públicos.


 

Ao aceder ao Internet Banking é aconselhável o uso de computadores pessoais, com antivírus actualizados, porque os computadores públicos podem não ter antivírus instalados ou actualizados e ter malware, que grave os seus dados pessoais.


 

1.  COMPORTAMENTOS A TER, PARA PROTEGER O SEU COMPUTADOR E OS SEUS DADOS PESSOAIS

 

Como proteger os dados pessoais, bancários e a palavra passe?

 

Nunca forneça os seus dados pessoais a terceiros, nomeadamente o número de adesão, a sua password ou informação represente no cartão matriz.

O Banco Económico nunca lhe solicitará esta informação por e-mail ou pelo telefone.


 

É normal receber e-mails ou telefonemas do Banco Económico, referentes a segurança do computador?

 

O Banco Económico nunca efectua telefonemas ou envia e-mails aos seus clientes, com perguntas sobre a segurança do seu equipamento informático. Se for contactado não responda e não faça o que solicitam, nem abra qualquer hiperligação (link) que lhe enviem por e-mail.


 

O que é o PHISHING?

 

Phishing é um tipo de acção fraudulenta, que recorre ao uso de e-mails fraudulentos que aparentam ter origem no seu banco, mas que lhe são enviados por terceiros, com o objectivo de lhe roubar dados pessoais.

Normalmente estes e-mails induzem o destinatário a utilizar uma hiperligação (link) para uma página web, onde é levado a introduzir ou confirmar informação ou pessoal, como por exemplo, códigos de acesso a um serviço de Internet Banking, dados do cartão matriz, dados do cartão de crédito, dados sobre contas bancárias, etc. Apesar de estas páginas terem uma aparência legítima e serem semelhantes as páginas do seu banco (logos, navegação), são páginas fraudulentas que visam apropriar-se de dados bancários de clientes.

Para sua segurança nunca forneça via correio electrónico os seus dados de acesso ao serviço ou dados do Cartão Matriz. O Banco Económico nunca solicita informação via e-mail.


 

Qual a forma mais segura para utilizar o Internet Banking?

 

Utilize sempre um computador pessoal, com um antivírus confiável, reconhecido no mercado e actualizado. Nunca aceite solicitações de atualização ou autenticação via e-mail.


 

2.  Que mecanismo tem o EconomicoNet CORPORATE para defesa dos Clientes?

 

O EconomicoNet CORPORATE utiliza vários mecanismos de protecção. Para aceder ao serviço é necessário ter o número de adesão e uma password, que só o cliente tem. Adicionalmente, para fazer qualquer transacção é necessário ter uma matriz de coordenadas e o telemóvel pessoal. A conjugação destes 4 elementos permite obter um elevado grau de segurança.  


 

Para que serve o Cartão Matriz?

 

Serve para garantir a segurança das suas transacções na internet. Sempre que realizar uma operação que envolva alteração de património, como uma transferência, são solicitados três e apenas três dados do cartão matriz.


 

Quando utilizo os dados da Matriz?

 

Consoante o caso, o EconomicoNet CORPORATE lhe indicará os dados do cartão matriz que deve utilizar para confirmar a transacção.


 

Por que razão há operações que não pedem dados do cartão matriz?

 

Porque são operações que não implicam saída de fundos das contas que é titular ou são de valor muito baixo. 


 

O que é o SMS Token?

 

É uma mensagem de texto, recebida no telemóvel, com detalhes da transacção e com um código de segurança adicional, que permite confirmar operações.O SMS Token é recebido no telemóvel fornecido durante a adesão. Em caso de perda ou roubo do seu telemóvel, comunique de imediato o BESA. Forneça o novo número ao gestor de conta.


 

Quais os cuidados a ter com o SMS Token?

 

Para garantir a eficácia do SMS Token, cada utilizador receberá um código diferente que é pessoal e intransmissível que servirá apenas para autenticar uma transacção no EconomicoNet CORPORATE. O Banco Económico nunca solicita o código do SMS Token por telefone ou e-mail. Quando receber uma mensagem SMS do EconomicoNet CORPORATE, nunca faculte o código a terceiros.


 

Após a adesão ao EconomicoNet CORPORATE, posso utilizar o Internet Banking no estrangeiro?

 

Sim, pode utilizar o EconomicoNet CORPORATE em qualquer local no mundo. No entanto, se executar operações que necessitem de um código enviado por telefone (SMS token) terá que ter o serviço de roaming activado no telemóvel utilizado, para receber as mensagens.


 

3. O QUE DEVE FAZER SE TIVER SUSPEITAS DE FRAUDE

 

Como proceder se receber um SMS Token de uma transacção não efectuada?

 

Entre de imediato em contacto com a Linha de Apoio EconomicoDirecto CORPORATE, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número +244 222 693 636.


 

Existe operações não reconhecidas na minha conta. O que devo fazer?

 

Ligue imediatamente para a linha de apoio EconomicoDirecto CORPORATE +244 222 693 636.


 

 

 

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